Anuncio por Imagem

Anuncio por Imagem

Um líder chamado Rubens Pereira

0
Rubens Pereira, o "Rubão", fazendo o que ele mais sabe fazer: interagir com o povo
Artigo por: Ricardo Marques - Chegamos em Matões perto das 17h. O plano era ir direto à casa de Rubens Pereira, o “Rubão”. Na passagem pela principal praça da cidade, porém, o avistamos rodeado de populares. A conversa parecia animada. Assim que percebeu nossa chegada, afastou-se do grupo e foi nos recepcionar. Éramos oito e estávamos em dois carros. Rubens Pereira cumprimentou todos e convidou-nos para juntarmos ao grupo da praça. Pediu cadeira para todo mundo – inclusive para ele, que até então estava em pé com os demais que lá já estavam, umas dez pessoas, mais ou menos.
Logo, Rubens Pereira integrou os recém-chegados à conversa, mantendo-se atento a cada um que falava, sem deixar de acenar para os que por lá passavam. Na verdade, era fácil perceber que ele era o centro das atenções, só não fazia esforço para que isto ficasse explícito demais. Nesse meio tempo, o pessoal da técnica ajustava o som que seria usado no comício daquela noite com os candidatos Rubens Pereira Jr (PCdoB) e Cleide Coutinho (PDT), respectivamente a deputado federal e estadual, e Suely Pereira, suplente na chapa do candidato ao Senado Weverton (PDT).
Confesso ter ficado impressionado com o Rubão. Desconheço um político com tamanha empatia com os seus eleitores, que chama cada um pelo nome e conversa com eles abertamente, de igual para igual, independente da classe social.
O Comício

Deixamos a praça e fomos encontrar o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho. Retornamos às 19h. O espaço estava “topado” de gente animada que cantava e balançava bandeirolas, embaladas pelo locutor do comício. No palanque, Ferdinando Coutinho recepcionava os convidados – lideranças de outras cidades, como a ex-prefeita de Aldeias Altas, Fernanda Bacelar, e os ex-vereadores Ironaldo Alencar (Caxias) e Kedson Lima (Aldeias Altas), dentre outros, cujas presenças foram igualmente anunciadas, mas que não guardei os nomes. Os vereadores de Matões também estavam lá.
Rubens Pereira foi o primeiro orador da noite. Mais parecia uma extensão daquela conversa dele com populares que presenciamos à tarde, naquela mesma praça. Depois falou o prefeito Ferdinando Coutinho. Aí discursaram a suplente do candidato ao Senado Weverton, Suely Pereira – que é mulher de Rubão, mãe do deputado Rubens Pereira Jr e ex-prefeita de Matões. Por fim, falaram os candidatos Cleide Coutinho e Rubens Pereira Jr.
Um telão estrategicamente colocado ao lado do palanque exibia trechos de reportagens nacionais que enfatizavam a atuação parlamentar do deputado federal que enche de orgulho seus conterrâneos de Matões.
Ao final do comício, “Rubão” retornou ao microfone para pedir que todos tivessem cuidado no retorno às suas casas, e encerrou o evento.
Um dia ainda quero contar a história de vida do "Rubão".
Rubens Pereira é de origem humilde. Os pais eram lavradores, ele próprio trabalhou na roça até ficar rapaz. Ficou rico no garimpo, mas não perdeu sua essência. Ajudou eleger seu genitor e sua esposa prefeitos de Matões. Também ele próprio foi prefeito de Matões e deputado estadual. Abriu espaço para o herdeiro, Rubens Pereira Jr – que foi deputado estadual em dois mandatos, e agora é deputado federal, candidato à reeleição.
Rubens Júnior, aliás, é considerado um dos melhores parlamentares do Brasil; um político que honra os mandatos que lhe foram outorgados pelo povo maranhense.
Tags:

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Vamos em frente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Vamos em frente!