A empresária e ambientalista Joelma Teixeira recebeu na última quinta-feira, (17), uma visita técnica no “Meliponário da Rainha”, em sua residência na Avenida Boa Esperança, de duas turmas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias-MA , com 50 alunos coordenados pela professora especialista Verônica Andrade e equipe da Zootecnia.
Como muitos sabem, a ambientalista Joelma Teixeira possui em Matões um Meliponário num espaço especial e bem arborizado em sua residência, onde as abelhas são bem tratadas e recebem os devidos cuidados e proteção.
O Meliponário trata-se de um espaço em que são colocadas as colmeias e enxames de abelhas melíponas, que são nativas, não possuem ferrão e são dóceis.
A visita técnica, no entanto, foi para enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre o manejo com as Abelhas Tiúba do Maranhão, com objetivo de preservar o meio ambiente. Mostrou na prática que existem abelhas que podem ser criadas de forma racional no quintal de casa, trazendo benefícios para toda família e para natureza.
Além disso, os alunos tiveram a triste informação repassada pela ambientalista Joelma de que as Abelhas sem ferrão como: a Tiúba, Uruçú Amarela, Uruçú Cinzenta e outras, estão em extinção, aumentando os cuidados e valorização em torno delas.
Outro ponto que encantou os alunos foi colher o mel da abelha Tiúba e fazer a degustação na hora, ouvindo a explicação sobre a importância do mel e suas ricas propriedades nutricionais para nossa saúde física e mental.
A Meliponicultora e ambientalista Joelma Teixeira irá ministrar cursos e mentorias de manejo com abelhas sem ferrão para iniciantes.
Confira algumas imagens abaixo:
0 Comentários