A cidade de Matões ganhou destaque ao ser selecionada para a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, etapa nacional. O projeto selecionado, intitulado "Aprimorando Equidades Vacinais: Rotura das Barreiras de Acesso e o Vacinômetro em uma UBS da Zona Rural de Matões-MA", foi desenvolvido por Edivania Silva de Sá, Maria da Luz Abreu, Raynnara Carvalho Silva, Monica Cristina, Fabrícia Cristina Ribeiro, Emanuelle Miranda Leal, Susana Ribeiro e Rosana Célia Cavalcante.
A iniciativa, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marajá, na zona rural de Matões, teve como objetivo identificar desigualdades vacinais por meio do vacinômetro, um instrumento utilizado para mapear microáreas com baixa cobertura vacinal e faixas etárias com menor adesão às vacinas. Esse levantamento permitiu elaborar estratégias para superar as barreiras de acesso e desigualdades vacinais, resultando em um aumento significativo nos indicadores de imunização.
Edivania Silva de Sá. |
O relato de experiência, que ocorreu entre agosto de 2023 e março de 2024, destacou a importância do trabalho realizado pela equipe da UBS Marajá para romper com as barreiras que dificultavam o acesso às vacinas, mesmo diante das ações já em curso nas microáreas. A análise detalhada revelou um ponto de baixa cobertura vacinal, o que motivou a implementação de estratégias específicas para abordar essa questão.
Os resultados obtidos pela equipe de Matões serão compartilhados durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que ocorrerá durante a 38ª edição do Congresso CONASEMS, em Porto Alegre/RS. Esta seleção ressalta o compromisso e a eficácia das iniciativas locais em fortalecer as ações de imunização, o que faz a saúde de Matões ser referência no estado nos programas de vacinação.
0 Comentários