MAS O QUE É A VERDADE? (DA PARVOÍCE DO BRASIL)


Artigo: Professor Luciano Matias - A medievalidade brasileira é estonteante, junta-se a isso a generalizada carência mental,o atraso e a parvoíce deste imenso país e está formada a coroa que resulta nos efeitos da trágica desigualdade monstruosa. Fatos não estranhos a este  país, que a cada dia distancia-se da democracia e da civilidade, onde a própria República é fruto de um golpe militar e não da vontade popular ( mesmo que o povo,naquele momento histórico  fosse enamorado, na forma platônica, desta forma de governo). 

Por incrível que possa parecer, nos dias de hoje, ainda restam pessoas que acreditam que o comunismo governou o país nas épocas de ouro do PT no poder, ou que existe uma ameaça comunista, um complô vermelho. Pura balela, desconhecimento do mundo atual, ou simplesmente falta de massa cinzenta cerebral  suficiente para um mínimo de argumentação racional.

O PT nunca foi comunista, nem Lula o era. Aliás, perguntado em uma entrevista quando era presidente se ele era de esquerda,simplesmente respondeu"Não", apensa lutava por um Brasil mais igual ´para todos . o que lhe resultou em uma ´prisão política em 2018, fato agora muito bem provado pelas nomeações estranhas no ministério do futuro Governo, provas aliás, que não existem no caso do suposto comunista Lula, apenas indícios.

Porém resta ao campo progressista,especialmente ao PT, refletir sobre suas práticas e  verificar se a rota não precisa ser corrigida. Sem perder de vista a inclusão social por meio de políticas cada vez mais radicais, que paguem a dívida social com os pobres, negros, indígenas e minorias,precisa-se   modernizar a teoria e a prática econômica, para fazer jus às necessidades modernas.

Certo é que,neste Brasil estranho e mentalmente (in)acabado, o que era puro torna-se impuro muito rapidamente e o contrário também se revela, basta contemplar a pureza dos nomes indicados ao Palácio do planalto 2019.

O campo progressista pós-eleições está normalmente rachada, a direita sem rumo e a ultradireita eleita desgovernada e sem posição definida quanto a muitos assuntos, revelado no  vai e volta de decisões conturbadas.

As ruas, não demorarão a estar repletas de pessoas insatisfeitas e as bandeiras ressurgirão de todas as matizes , porque assim como Paulo caiu no caminho de damasco repentinamente e considerou que o caminho seria outro, assim também, como em uma lucidez instantânea,o brasileiro sairá da sedação mental a qual foi induzido, cairá para se levantar mais forte e com mais cérebro.

A luta do campo progressista deve continuar de forma efetiva e combativa, mas buscando um discurso atual,transparente e que se viva na prática.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(João 8,32). Mas "o que é a verdade?"